sexta-feira, 12 de junho de 2009

O Alcoolismo na visão Espírita

Queridos amigos, bom dia.

Gostaria de falar hoje sobre um assunto que me amanheceu na cabeça e que, na maioria das vezes, não percebemos como um problema até ser tarde demais:
o Alcoolismo na visão espírita.

A OMS caracteriza hoje o alcoolismo como uma doença social, pois além de atingir uma faixa percentual da ordem de 50% como fator causador de mortes, acidentes, assassínios e etc, é uma doença silenciosa que invade o lar e destrói as famílias de dentro para fora. Afetando o que há de mais precioso entre os familiares: o Amor e o respeito que devem reinar no lar.

Por definição o Alcoolismo é "o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoolismo).

Alguns de nós podem, certamente, perguntar:o que o Espiritismo tem a ver com a questão do consumo do Álcool? É uma pergunta pertinente e sempre é interessante lembrar que A Doutrina Espírita não condena o consumo ou utilização de nenhum produto, bem como nenhum comportamento; deixando a escolha ao livre arbítrio de cada um, que será responsável pela colheita do que houver plantado, através da lei inescapável(se é que existe esta palavra) da causa e efeito.

E Doutrina, embora não condene, avalia as consequencias que nossos atos podem vir a ter e mostra os possíveis resultados do caminho que estamos tomando; servindo assim como guia de esclarecimento e orientação, o qual escolhemos, ou não, seguir.

É muito importante perceber que, embora muitas pessoas consumam a bebida alcoólica durante suas vidas, nem todas terão a incidencia do alcoolismo ou sofrerão a impulsão pelo consumo diário, o qual o vício acarreta.

Percebemos, assim, que o alcoolismo, embora se caracterize por sinais físicos, seja no consumo ou na abstinência, pode ser caracterizado também como uma necessidade moral, um hábito que está diretamente ligado às necessidades psico-físicas do ser humano.

Embora a maioria dos alcoólicos não reconheça o seu problema (o que deve ser fator predominante no seu tratamento, de acordo com os 12 passos do Alcoólicos Anônimos)existem sinais que são característicos e que ficam evidentes, são eles:

• Tremor leve (principalmente nas mãos)

• Odor de álcool (no suor e no hálito)

• Sudorese constante (parecendo fraqueza no organismo)

• Aumento do fígado

• Falta de apetite (ou apetite apenas acompanhado de álcool)

• Pressão arterial lábil (sugestivo de síndrome de abstinência de álcool)

• Esquecimento de fatos que foram realizados sob efeito do álcool ("não me lembro como cheguei em casa")

• Constante diarréia (devido ao alto teor de líquido alcoolizado no intestino e pouca alilemntação)

• "Síndrome da higiene bucal" (mascarando o odor de álcool); entre outros.

A medicina indica que a presença de algum destes sinais, esporadicamente, no comportamento das pessoas não significa obrigatóriamente que ele(a) esteja com problemas alcoólicos; porém que a presença CONSTANTE de três ou mais destes sintomas é um forte indicativo de que está sofrendo de viciação alcoólica.

É neste momento que o conhecimento Espiritual pode ser de grande auxílio para o Alcoólico e para seus familiares.

Sabemos que somos todos rodeados por uma "núvem de testemunhas", como nos disse o apóstolo Paulo, e que estas testemunhas nem sempre estão interessadas no nosso bem estar e no nosso saudável desenvolvimento; pois, nos esclarece a Doutrina Espírita, que atraímos para nós aqueles espíritos com quem temos sintonia vibratória, ou sintonia de pensamentos e sentimentos.

Muitas vezes a pessoa que sofre de Alcoolismo é acompanhada de outras pessoas, desencarnadas, que sentem no encarnado o teor vibratório do álcool - por conta do constante consumo - e percebe que pode ter alí um suprimento de energias alcoolizadas e, uma vez que não pode mais tomar o líquido, absorve as energias do encarnado, em um processo que chamamos de vampirização. Podemos ler sobre este processo na obra "sexo e destino" do espírito André Luiz.

Embora se tenha a impressão que este fato está sempre ligado a uma vingança do passado, é necessário esclarecer que nem todo vampirizador é mau; muitos há que não tem a devida consciência do que fazem, se ligando de forma automática e instintiva ao encarnado; e neste processo, embora sem querer, fazem mal ao que está servindo de fonte de energia alcoolizada.

Outros casos existem em que o alcoolizado é, mesmo no estado de embriaguês, orientado por um espírito que o auxilia (tivemos em nossa casa espírita um caso assim: a pessoa sem beber não ia ao centro, quando bebia ia, assistia a reunião sem atrapalhar, e dizia que tinha alguém com ele o tempo todo); Assim percebemos que mesmo em casos de queda nos vícios não perdemos o amor que quem nos orienta.

Muitas pessoas,quando comento este fato, perguntam: E vocês deixam entrar na casa espírita pessoas embriagadas? e eu pacientemente respondo: o rémedio não é para os sãos; são os doentes que precisam mais do que todos. Jesus, quando em sua caminhada terrestre, andava com bêbados, prostitutas, doentes, viciados, enfim: todo o tipo de necessitados que suas mãos amorosas e palavras miraculosas pudessem auxiliar.

As pessoas que apresentam tal enfermidade são normalmente estereotipados e jogados à margem da sociedade, não percebem o mal que estão praticando contra sí mesmos, e muitas vezes afirmam: não estou fazendo mal a ninguém.

Esquecem alguns aspectos que é necessário lembrar que estas pessoas:
- se perjudicam fisicamente:
pois o organismo sobre constantes ataques da ção do álcool e vai se prejudicando cada vez mais, aparecem aí os sintomas como: tremores nas mãos, inchaços, diarréias, esquecimentos alcoólicos, etc;

- se prejudicam moralmente:
pois muitas das pessoas que convivem com ela passam a evitar sua companhia e, não raramente, comentar com outros conhecidos, de maneira negativa e reprovadora, sobre seu comportamento;

- se prejudicam profissionalmente:
pois passam a ser vistos como pessoas irresponsáveis, incapazes, sem respeito próprio, etc. E muitas vezes as pessoas que o cercam estão apenas mostrando um verniz de amizade e por trás tem diversos preconceitos e comentários.

- se prejudicam familiarmente:
pois afastam as pessoas mais importantes de suas vidas através de comportamentos muitas vezes violentos, irresponsáveis, desrespeitosos, desatenciosos ou levianos; eliminando lentamente e dolorosamente os sentimentos positivos de amor e carinho que sua família tem por elas.

- se prejudicam espiritualmente:
pois assumem maiores comopromissos para vencer em uma próxima encarnação, além de conseguirem companheiros espirituais em grande sofrimento, quais elás próprias, quando não vingativos e perversos.

A propensão ao consumo desregrado de bebida, ou de qualquer outra droga, antes de um vício, defeito ou fraqueza, como muitos caracterizam por aí, é uma enfermidade da alma. É uma característica negativa que trazemos para tentar vencer nesta escola que é a vida, e muitas vezes somente podemos vencer com o auxílio daqueles que a providencia colocou em nosso caminho: família, amigos, médicos, etc.

Nós, os espíritas, com base no conhecimento das leis espirituais que nos são esclarecidos e, mais ainda, com base no evangelho de Jesus, temos o dever, ou melhor, a obrigação de compreender e de auxiliar no que nos for possível; quer seja com a presença, com encorajamento, com orientação, com medicamentos, com um leito para o repouso, etc.

Porém, mais que tudo, é imprescindível que, para serem auxiliadas, estas pessoas estejam conscientes do passo que darão. É necessário reconhecerem o problema e procurarem auxílio especializado (psicólogos, médicos e até clínicas de desintoxicação); nós, seus amigos e familiares, estejamos sempre presentes e municiados de amor e compreensão para com os defeitos destas pessoas durante estes momentos; porque estarão passando por dores e sofrimentos intensos, tanto fisicamente quanto espiritualmente.


Não é fácil se livrar de um vício; ele se entranha em nosso espírito e muitas vezes necessitamos de auxílio externo para vencê-lo (quem achar que é fácil que deixe de fumar, de ser erótico, de falar da vida alheia, etc).

Este auxílio está sempre disponível para nós através da oração. Muitos não se julgam merecedores de serem auxiliados, principalmente quando portadores de problemas morais, mas Jesus não nos desampara nunca. Ele está apenas esperando a nossa vontade e que o busquemos para que se cumpra Sua promessa:


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma"
(Mateus, 11:28-30)

Muita paz para todos.

 
João Batista Sobrinho
 
----------------------------------------------------
Não esqueça de visitar nem divulgar:

http://www.bomespirito.com

musicas, palestras, imagens, livros e
muito mais sobre Espiritismo.

14 comentários:

  1. gostei muito do esclarecimento da visao espirita pois sou um alcoolico em recuperaçaõ faso parte de alcoolicos anonimos

    ResponderExcluir
  2. apesar de o aa nao ter nem um vincolo religioso toda informaçao que obtermos muito nos ajudara obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor o artigo, pois a anos tenho verificado minha compulsão pelo álcool, e é óbvio que devo ter, com certeza, ao meu lado, muitos amigos, cujas amizades estão cobertas pelo verniz mencionado, e mesmo que não queira ver, também já devo estar sendo criticado e julgado pelos meus atos durante o uso do ácool. Procurarei me policiar em oração doravante, pois creio no vampirismo alertado no artigo. Muito obrigado...Nelson Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Estou conhecendo a doutrina de jesus e digo a vç que estou numa batalha muito grande contra esse mal que muito me consome.Vivo sempre de conçi~encia pesada já tenho 41 anos e preciso muito parar de beber. não bebo todo dia más o dia que bebo fujo as respossabilidades com jesus.O que posso fazer.Tenho facilidades até para compor músicas más não consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li seu comentario e digo a voce que tambem sou um acoolatra porem em recuperação já faz alguns anos,para isso sou membro da irmandade de Alcoolicos Anonimos a qual vem me ajudando o suficiente no abandono a bebida.Por isso minha sugestão é que procure a Irmandade.Boa sorte.

      Excluir
  5. Prezado Célio,

    O processo de libertação do vício alcoólico não é simples, nem ocorre com a rapidez que desejamos; porém existe um fator de vital importância para que possamos vencer a luta: a nossa força de vontade.

    Procure utilizar esta sensação de responsabilidade que você sente como alavanca para aumentar a sua força de resistência.

    Buscando diversificar seus interesses e, mais importante, evitando ocasiões e lugares onde possa cair no erro novamente, estará se fortalecendo cada dia mais.

    Porém, enquanto não realizar o esforço real de mudar sua atitude, não conseguirá efetivamente vencer o que te corrói.

    Use a oração para pedir força e vontade a Jesus, mas não espere que que ele faça o que deve ser feito por cada um de nós: a nossa parte.

    Aja, lute e viva; você é o ator principal do filme da sua vida.

    Muita Paz

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelas palavras e pelas imagens.
    vou imprimir uma das fotos e mandar ao meu pai, pois ele perdeu a família por causa do álcool. é triste, ele não reconhece que está doente, que a bebida o escraviza. orem pelos viciados do álcool, por favor!

    ResponderExcluir
  7. Muito proveitoso suas palavras. Estou tentando ajudar meu pai a ver q já se tornou um alcoolico, mas é óbvio q não percebe. Já tentei de várias formas (discretas) q ele faça tratamento espiritual, vá a reuniões publicas para mudar a forma de pensar sobre várias coisas. Mas ainda não conseguí. Gostaria de indicações de livros com uma linguagem simples (pois ele é muito humilde, mas gosta de ler) para q ele pudesse ler e q o assunto fosse abordado ou um personagem ou drama familiar a respeito. Essa é minha nove estratégia.
    Obrigada e Parabéns pelo texto edificador.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto tenho problemas com alcolismo na familia procuro sempre me informar p/ tentar amenisar o sofrimento da familia, gostaria que me indicasse livros sobre o assunto
    obrigada...

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde!
    Sou alcóolatra e a luta é diária e constante para não recair...até dormindo o álcool me perssegue...já fiz muitas besteiras e hoje vejo que foi pela minha própria degradação no vício...Que Meu Pai, com a ajuda de seus incessantes Amigos do Astro, Meu Mentor, Meus Amigos estejam sempre à ajudar à este irmão sôfrego e cansado de seguir esta vida desregrada!!!
    Perdoem meus inimigos invisíveis!!!!
    Muito Obrigado por terem lido meu apelo:
    "Concedei-nos Senhor
    A Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar
    Coragem para modificar as que podemos e
    Sabedoria para distinguir uma das outras"
    Oração Álcoolicos Anônimos...
    Rodrigo do Amaral

    ResponderExcluir
  10. Parabens, Joao pelo belo alerta aos companheiros sobre esse mal terrivel que e o alcool, e muitas vezes o convidado de honra,mas que tanto mal faz ao nosso organismo, a familia, e a sociedade. UM grande abraco.

    ResponderExcluir
  11. Pior que a ingestão do alcoól é o que vem depois. Um arrependimento, um remorso. Algo que te atormenta a mente. As perguntas:- Por que isso aconteceu? A vergonha de sair nas ruas e encontrar com aquelas pessoas com as quais você estava em companhia quando alcoolizado. Medo das chacotas. O que é torturador é você muitas vezes não lembrar do que falou, como você chegou em casa, se você pagou a conta no bar.Principalmente quando se é uma pessoa que é super disciplinada,recatada, que gosta das coisas super corretas. É aí que vem a depressão. Você sái às ruas e parece que as pessoas te olham e "sabem" o que aconteceu.É um sofrimento que só quem passa sabe.Um abraço a esses heróis que lutam na recuperação desses doentes alcoólicos.

    ResponderExcluir
  12. OSWALDO MARTINS.
    Já passei por várias provas relacionadas ao alcoolismo,mas tenho conciência que estou progredindo e vou sair vencedor desta batalha entre o bem e o mal.
    Tenho força de vontade e alguns conhecimentos da doutrina espirita,que serve
    como escudo de proteção...

    ResponderExcluir